terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Cuidados ao instalar interruptor para lâmpada.

Ao lidarmos com eletricidade precisamos ter muito cuidado, pois choques elétricos podem acidentalmente ocorrerem, como consequência de uma mínima distração. Assim, este artigo é baseado em orientações de eletricistas. 
Na foto: bocal , fio fase (vemelho), neutro (amarelo), interruptor e chave de teste.

 Se não for possível de nenhuma forma você chamar um eletricista para executar os serviços, o que é fortemente recomendado, tenha os seguintes cuidados:
Quando você for instalar um interruptor, passe por ele a fase ( o fio com energia elétrica) e não o fio neutro. Procedendo assim,  estará interrompendo a energia elétrica que segue para o bocal da lâmpada, quando desligar o interruptor . Se, ao contrário, interromper o fio neutro (passar o fio neutro pelo interruptor), a energia elétrica irá para o bocal da lâmpada, mesmo o interruptor permanecendo desligado, o que pode ocasionar choques elétricos.
 Segundo o nosso leitor Rafael , que entende do assunto: 
"É muito importante observar que o FASE esteja sempre ligado no centro do bocal, e o NEUTRO no corpo do mesmo, pois isso ira dificultar a ocorrencia de choques eletricos. O fato de ser 220V não significa que nao haverá NEUTRO, apenas no caso da rede ser 110V onde pode-se ligar duas FASES e obter 220V, se a rede for 220V deve-se usar o NEUTRO, pois ao juntar duas FASES 220V a soma resultará em 380V (a soma é vetorial, por isso 380V)"
Para a sua segurança, antes de iniciar uma instalação elétrica ou fazer alguma manutenção nela, não esqueça de sempre desligar o disjuntor e usar a chave de teste (que acusa ou não energia elétrica presente num condutor).
Disjuntor
Disjuntor

                               ____________________neutro________
                              |                                                                   \
                             O bocal da  lâmpada                                    Fonte
                              |__________o o_____________________/
                                retorno      Interruptor                 fase
                      Esquema simples de instalação de um interruptor para uma lâmpadaPara duas lâmpadas Use interruptor de duas seções (de dois botões). Neste tipo, o fio fase passa por cada interruptor ( com um fio secundário para um dos interruptores) e, de cada um, sai um fio para cada bocal de lâmpada. O fio neutro é ligado nos dois bocais (também com um fio secundário, para cada um). 
O meu amigo Milton, Eletricista, recomenda utilizar fio anti-chama , comselo do INMETRO. Quanto à bitola do fio a ser utilizado no serviço, para maior segurança, consulte um eletricista, pois para cada caso as bitolas são diferentes. Veja abaixo, nos comentários,  a explicação do Bastard Buck sobre a bitola dos fios.

Por, Gabriel Azevedo Braz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário